sábado, 13 de novembro de 2010

[Divulgação] Renantique


Descrição retirada do blog da mesma:

"Grupo independente, o conjunto de Música Antiga Renantique foi criado em junho de 1996 por integrantes do Grupo de Flauta Doce do Centro de Criatividade e pelo soprano Adélia Vieira (in memorian) com o intuito de executar a música da Idade Média e Renancença, algo inédito em Sergipe. Tal iniciativa insere-se no movimento de redescoberta da Música Antiga com interpretação e cópias de instrumentos de época, Performance Intruída Historicamente, que tomou vulto na Europa e EUA desde meados do século passado. E, no Brasil, surgiram alguns grupos do gênero nas últimas décadas, como: Trovadores Medievais (Porto Alegre), Música Antiga da UFF e Longa Florata (Niterói), Syntagma (Fortaleza), Neuma e Ars Mensurbilis (Londrina), Quadro Cervantes e A Tempo (Rio de Janeiro), entre outros.
O Renantique tem a estrutura de um Broken Consort renascentista, onde são combinados instrumentos de famílias diferentes (sopro, cordas e percusão), cópias autênticas dos instrumentos da Idade Média e Renascença, e as vozes: soprano, contralto, contratenor, tenor e barítono, utilizando-se antigas técnicas para a execução dos instrumentos e para a emissão das vozes,
Os integrantes do Conjunto de Música Antiga Renantique vêm se dedicando e se especializando em Música Antiga com professores do Brasil e de outros países, através dos cursos de festivais internacionais, como as Oficinas de Música de Curitiba e do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora e do VII Encontro de Música Antiga de Olinda/PE.
Difudindo um amplo repertório da Idade Média e Renascença, como: Música das Cruzadas; dos Trobadours, Trouvéres e Minnisingers; Cantigas de Santa Maria e Martin Codax; do Manuscrito de Carmina Burana; Danças medievais e renascentistas; Trecento Italiano; Música Franco-Flamenga séc. XV; Música de Henrrique VIII e sua corte; Música Elizabetana e do Teatro de Shakespeare e Música Ibérica séc. XVI. Desde que foi criado, o grupo desenvolve projetos com concertos frequentes na capital e no interior de Sergipe, assim como, em seus Estados vizinhos, Alagoas e Bahia a convite de universidades e centros culturais."

Minha opinião: 

Bom,ótimo,lindo são apenas algumas palavras simples pra tentar definir o grupo. Me sinto honrado por ter um grupo como o Renantique em minha terra, em poder dizer que Renantique é sergipana e poder ver as apresentações da mesma. Fui a apenas dois até hoje, mais foi o suficiente pra ver que eles fazem um ótimo trabalho, fazem bastante pesquisa,passando informações das canções ao público com clareza,e executando um som maravilhoso.

Não é novidade o Renantique tocar no Teatro Tobias Barreto e lotar como fizeram na apresentação de ontem(12/11/2010), o fato já se repetiu outras vezes, prova que despertou o povo sergipano para apreciar o que é bom,afinal nos dias atuais estamos repleto de "músicas" sem sentido algum e que não nos transmite exatamente nada.

Eu espero que eles continuem assim,e vida longa ao Renantique e ao grupo de dança(abraço pra Aninha do grupo*-*).

Blog deles: http://renantique.blogspot.com/
Orkut : http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=27431849233745945


3 comentários:

Natália Vasconcellos disse...

Acson, obrigada pela divulgação e opinião sobre a apresentação do Renantique do dia 12/11!

Priscilla disse...

Quando será a próxima apresentação?

Márcia Sandrine disse...

é um otimo grupo realmente e o fator deles serem sergipano melhora mais ainda! pq isso mostra que de nossa terra tbm nascem coisas boas, ja conversei com pessoas que achavam que eles eram de são paulo! pode uma coisa dessa!
o blog ta otimo maninho!!!

Postar um comentário